quinta-feira, 26 de março de 2009

Simbiose


Tocar com o pensamento sua mente como uma espécie de conexão que nos afasta do mundo, da vida, da efemeridade das coisas, liberando, com um suspiro longo e contagioso, todo o ser, para se encher de amor que também é contagioso como o bocejar e o suspiro. Nesse instante me prendo a pensar na onda de energia e calor que experimenta os meus dedos ao aproximar-se de sua pele. Energia jamais sentida, sensação que sua pele experimenta ao sentir o calor dos meus dedos. As palavras de nada servem, nada dizem, mas o olhar acusa cada sentimento, trai os argumentos e mostra como é possível ser vulnerável a um olhar que compreende por inteiro e que revela e desvela braços vazios com desejo de abraçar, como algas presas a tentáculos deixando levar-se em direção à luz para produzir harmonia. Simbiose. É desejo mútuo, é sentido raro que nasce num dia feliz ou triste, não importa! Surge como um desejo egoísta, desnivelado que aos poucos cede lugar à protocooperação voluntaria da convivência que nada exige, mas espera cada dia mais, tornando tênue a linha que divide os corpos, expondo-se à fragilidade. Agora, mais do que nunca, as palavras ganham força e parecem tropeçar a cada segundo ferindo o sentimento e atravessando a linha tênue que ameaça romper-se a qualquer momento, cortando pela raiz a orquídea.

By Jamile Cardoso

2 comentários:

  1. FANTÁSTICO.Esse texto me transmutou, pleno de imagens, de força poética, de metáfora, de extase!

    Surge como um desejo egoísta, desnivelado que aos poucos cede lugar à protocooperação voluntaria da convivência que nada exige, mas espera cada dia mais, tornando tênue a linha que divide os corpos, expondo-se à fragilidade

    É...dificil chegar a esse nivel, por enquanto a segunda fase ainda não chegou, é preciso expôr-se e amadurecer um pouco mais pra seguir adiante sem o receio e o medo de uma criança.

    ResponderExcluir
  2. O texto em questão compara a relação simbiotica com uma relação amorosa. Simbiose é uma relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes. Na relação simbiótica, os organismos agem ativamente em conjunto para proveito mútuo, o que pode acarretar especializações funcionais de cada espécie envolvida. Assim, dever-se-á ter presente que a simbiose implica uma inter-relação de tal forma íntima entre os organismos envolvidos que se torna obrigatória.
    Como na relação simbiotica, uma relação amorosa começa a partir da afinidade que possuem duas pessoas diferentes entre sí. Essas pessoas buscam estar com alguém que as complete e as faça sentir bem, assim, constroem uma relação de sumplicidade. A medida em que se conhecem e compartilham de elementos afins, criam uma espécie de dependência que os mantêm unidos, “o fazer feliz um ao outro”.
    Um exemplo dessa relação são as algas, elas são organismos que se alojam nos tentáculos de certos Cnidários. Estes animais procuram nadar próximos à superfície da água para que as algas possam usar a luz para efectuar a fotossíntese. Ao realizarem o processo, as algas produzem certos compostos orgânicos essenciais ao organismo hospedeiro. Asim se dá a relação de troca obrigatória, de modo geral o outro precisa se sentir feliz, além de fazer o seu companheiro feliz. Apesar do trabalho em conjunto, a intenção é egoísta, já que cada um está visando o seu próprio bem estar.
    Quando não existe obrigatoriedade na relação, dever-se-á utilizar antes o termo protocooperação. Esse é o estágio em que, através da convivência, as pessoas buscam estar com o outro não apenas pensando em si, então a relação perde o caráter obrigatório. Já não se pensa em fazer o otro feliz para mantê-lo ao seu lado, pois passam a ser um, compartilhando das mesmas felicidades, dores, alegrias e tristezas. Por isso a linha de divisão dos corpos é tênue, quanto maior a convivência, maior o grau de confiaça e, consequentente, maior o risco de decepção.
    Quanto mais alguém é importante na vida do outro, mas suas palavras vão ser representativas. A linha que divide os corpos representa a individualidade de cada pessoa, que é essencial para que haja respeito numa relação.

    As Orquídeas e muitas outras espécies habitam locais ricos em matéria orgânica, mas pobres em sais minerais. No entanto, as suas raízes freqüentemente apresentando um tecido esponjoso e abrigam fungos que atacam a matéria orgânica do substrato e a decompõe na forma de sais minerais, que podem assim ser assimilados pelos vegetais.
    Cortando-se a raiz da Orquídea se dá o fim da relção.

    ResponderExcluir